quarta-feira, julho 1

Inauguração do Espaço no Hotel NH Parque Lisboa

Este novo espaço da Art Gallery- Carla Firmino, resulta de uma parceria com o Hotel NH Parque Lisboa e permite a itinerância das exposições de Colares para Lisboa e de Lisboa para Colares. A inauguração do espaço ofereceu uma primeira exposição colectiva de Enrique Nieto (pintura) e Romeu Costa (escultura).
Preparativos

Os artistas na montagem da exposição (Romeu Costa e Enrique Nieto)


Na inauguração, os dois artistas junto das suas obras

Vista geral da sala, com obras de Enrique Nieto

Escultura de Romeu Costa

Enrique Nieto nasceu em Valladolid (Espanha) e começou a sua relação com Portugal nos anos da Revolução. O seu encanto por Lisboa, Sintra e Cascais foi de tal forma intenso que elegeu o nosso país para sua residência. O seu amor pela arte e pela pintura levou a que esta fosse a sua actividade principal. Destaca-se das suas notas biográficas, a exposição em 2005 na Galeria do Banco de Portugal.

Nesta exposição “Hotizontes Sonhados”, o artista exibe telas de diferentes dimensões utilizando técnica mista (acrílico e óleo). O seu trabalho é de uma beleza total. Representa, maioritariamente, a força bruta da natureza nos seus 4 elementos. Excelentes texturas distribuídos em perfeita harmonia.
Romeu Costa, nasceu em Lisboa, licenciou-se em Escultura pela ESBAL e foi professor de Artes Visuais no Ensino Básico. Destacam-se do seu currículo as exposições em 1987 na Bienal de Sintra e em 2009 no Ministério da Administração Interna, em Lisboa. De referir, ainda, os monumentos de sua autoria: “Memorial da 1ª Participação Portuguesa nos Jogos Olímpicos (pedra e aço), que se encontra no Comité Olímpico Português e “Neptuno” (pedra) na Praia da Tocha.

Quanto a esta exposição, as quatro esculturas apresentadas, são-no como um percurso iniciático desenvolvendo-se linearmente mas completando-se num ciclo: Começa com uma escultura em bronze intitulada MICAEL E O DRAGAO, a mítica dialéctica do Arcanjo Guerreiro lutando contra o Mal, numa avassaladora dança Cósmica em que as polaridades Bem - Mal; Luz-Trevas; Eu Superior-Ego, quase não se distinguem, num vórtice que no fim tende para a Unidade Primordial de onde Tudo surgiu. Seguindo a trajectória da Alma, ela encontra o PORTAL, espaço inter- dimensional, onde frágil e alva, tremula aprisionada entre a Matéria bruta; não luta nem foge, apenas vive e sente, qual flor de pedra na rocha. Atraída pela Luz, encontra a PORTA ESTREITA, derradeira prova para além da qual poderá encontrar a Revelação…
Realizado o Trespasse, o salto para o Infinito…a surpresa da Grande Metamorfose … e voa no Espaço, livre e com nova identidade:
ASTHAR .

Sem comentários: