sábado, junho 20

Inauguração da Exposição de Pintura "Formas Cristicas" de Paulo Pereira e da eExposição de Escultura de Ricardo Tomás

Obras de Ricardo Tomás (escultura) e Paulo Pereira (pintura)



Hugo Beja, falou um pouco sobre arte, proporcionando um momento de intensidade cultural

"A pintura de Paulo Pereira tem vindo a desenvolver-se sobre duas predominantes vertentes simbólico-temáticas. Primeiro, fixando ritmos físicos de uma natureza em que sempre se encontrou apelo aos amplos espaços, ao voo, ao mar, à evasão deslumbrada. Depois, através de um imaginário densamente humanizado e por vezes dramático. É precisamente dentro desta linha que se integra o presente ciclo dos cristomorfismos: aqui a figura cristica liberta-se do paradigma místico para significar matéria vivida e sentida ao nível dos nossos conflitos existenciais.
O cariz gestual do processo presente de Paulo Pereira serve e enfatiza magnificamente todos estes conteúdos expressivos."
Hugo Beja

"Tenacidade e sensibilidade são duas características que, aparentemente opostas, na obra de Ricardo Tomás se cruzam de forma sublime. São esculturas em pedra ou ferro onde, na maioria das vezes é retratada de forma lírica o corpo feminino.
Da pedra, Ricardo Tomás retira corpos femininos com as características mais sublimes que este pode ter, que são robustez, feminilidade e unicidade. Na sua obra em ferro, a pesquisa é talvez mais no sentido de sintetizar o traçado em linhas sinuosas e harmoniosas, sendo isto provavelmente o resultado do grande conhecimento que tem vindo a adquirir com a sua constante busca. Tratam-se no fundo de obras mais líricas e sintéticas, que apontam já para um caminho de estruturação da obra do artista.
(...)
Tânia Costa

1 comentário:

Paula Gramacho disse...

Belo.